Have you seen the TATTOO??

Glasgow ,19/08/2010,na recepção do hotel:
-Então,fizeram boa viagem?
-Sim,óptima,estamos a chegar de Edimburgo...
-gostaram da cidade?
-sim, é linda!
-viram o Tattoo??

Oban, 21/08/2010, na chegada ao BB:
-A viagem foi longa?
-um pouco,mas foi óptima...viemos de Glasgow...
-já foram a Edimburgo?
-sim,logo no início,voámos directamente para lá...
-e foram ao Tattoo??

Isle of Skye, 23/08/2010,conversando com a Janet e o Robin:
-para onde vão em seguida?
-vamos para Inverness e depois para Aberdeen...
-então já estiveram em Edimburgo!
-sim,e adorámos!!
-e viram o Tattoo??

E foi assim durante toda a viagem sempre que referíamos já ter estado em Edimburgo!
The Royal Edinburgh Military Tattoo é o espectáculo mais amado pelos Escoceses e não é para menos!É som... é luz... é cor...é movimento... é emoção... é, muito simplesmente, um dos mais fantásticos espectáculos a que já assisti!!
Conseguímos tirar fotos de algumas actuações , mas só ao vivo se pode sentir a emoção provocada pelo coro de milhares de vozes cantando o God Save the Queen , ou pelas imagens dos soldados britânicos em missão no Afeganistão, projectadas nas muralhas do castelo! No final todo o castelo se transformou numa gigantesca bandeira azul e branca, as cores da Escócia , e no meio de um silêncio absoluto uma voz ecoou bem alto dizendo: This is our land... this is Scotland!
Nessa altura, acho que até nós, assim como os Polacos que estavam ao nosso lado ou os Espanhóis sentados na fila da frente, nos sentimos um pouco escoceses... esse povo com uma história imensa de resistência e amor á pátria, que tem o privilégio de habitar um dos mais incríveis lugares da Europa...


Os bilhetes foram comprados online directamente no site do Tattoo. Estão á venda sempre desde o inicio do ano e são enviados a partir de Abril para a direcção indicada no momento da compra. Apesar de se realizarem várias sessões( em 2011 será de 5 a 27 Agosto) os bilhetes esgotam com meses de antecedência!

Este é o programa de 2010 que celebrou os 60 anos do Edinburgh Military Tattoo! Este ano contou com a presença de várias bandas militares de Inglaterra, Escócia , dos Estados Unidos ,da Polónia, da Nova Zelândia e até da Jordânia ! Aliás foi a participação da Royal Jordanian Armed Forces que motivou a presença no festival da rainha Raina da Jordânia, no dia 18 de Agosto...exactamente um dia depois do dia 17 para o qual eu tinha comprado os bilhetes!!Grande desilusão a minha quando vi as fotos no jornal do dia seguinte... por um dia não tinha visto ao vivo Raina e os seus elegantes modelitos...hehe...o que vale é que alguns dias depois não falhei o encontro com Her Majesty The Queen Elisabeth II...hehe

A fila de várias centenas de metros ordeiramente caminhando em direcção á entrada do festival...


Cá estou eu ... esta foto comprova que... Yes, I have seen the Tattoo...hehe...


A banda Jazz que animou o inicio da espectáculo enquanto as pessoas se dirigiam aos seus lugares nas bancadas!



The Royal Scots Dragoon Guards

The Queen`s Royal Hussars

19 th Regiment,Royal Artillery, The Highland Gunners

The Band of the Border Guard of the Republic of Poland

The Imps Motorcycle Display Team

Massed Highland Dancers from Scotland and New Zealand


The Royal Jordanian Armed Forces Contingent

Em sentido, enquanto se ouvia o National Anthem... de vermelho os mais idosos participantes do Tattoo... participaram da 1ª edição há 60 anos!

O final com a presença de todos os participantes, enquanto um solista de gaita-de-foles toca nas ameias do castelo e antes do fogo de artifício que encerra o espectáculo... todos os anos mais de 200 mil pessoas assistem ao Royal Military Tattoo em Edimburgo durante as 3 semanas em que decorre... este ano eu fui uma delas e adorei!

10 comentários:

Claudia Liechavicius disse...

Margarida!!!
Parece interessante. Nunca vi o Tatto, mas já vi e já conversei pessoalmente com a Princesa da Jordânia, Raina. hehehe.
Preciso comprar os ingressos com muita antecedência quando eu voltar à Escocia. Boa dica!!!!!
Beijo.
Claudia

Margarida disse...

Claudia!

Quê???Vc viu e falou com a Raina?? E ela é assim como nas revistas,linda, maravilhosa e elegantésima??

Bom...vc viu a Raina da Jordânia mas ainda não foi ao Tattoo...então, acho que sou eu que estou a ganhar...hehe

Beijo grande

P.P.R. disse...

Margarida,
Foi uma falha grave de protocolo não ter acertado na data da visita de suas Magestades da Jordânia!
Que estarão eles agora a dizer de si?Nem queira saber!
As fotografies nocturnas estão também muito boas e espressivas!!
Original, para não variar, na apresentação do tema.

Margarida disse...

P.P.R.

Nem me fale!!Tenho a certeza que Sua Alteza a Rainha Raina ficou tão desiludida como eu com o nosso desencontro...foi realmente uma falha grave de organização!Numa próxima oportunidade não voltará a acontecer...hehe
Um abraço

Roadrunner disse...

Tive viagem marcada no passado Maio para a Escócia e provavelmente iria ver muitas das coisas que por aqui desfilam, mas o danado do vulcão trocou-me as volta e o voo foi cancelado. Mas não me dou por vencido e voltarei "à carga"!

Saudações do Roadrunner!

Margarida disse...

Roadrunner

A mim o vulcão ía-me impedindo de ir a Verona...foi por um ou dois dias...hehe...tive mais sorte!

Maio é um bom mês para visitar a Escócia mas, para Edimburgo em particular ,Agosto é o melhor!Se não for em Agosto não vai poder assistir ao Fringe nem ao Tattoo...
Um abraço

Beatriz disse...

Oi Margarida
Esta sua viagem a Escócia foi fantástica! Adoro essas comemorações de rua, eles dão um show!!!
beijinhos,
Bia
www.biaviagemambiental.blogspot.com

Margarida disse...

Olá Bia

Sim,a viagem á Escócia foi uma das que mais gostei até hoje!!Se puder não deixe de ir até lá...
Bjs

Ana Catarina disse...

Puxa Margarida, estou de viagem marcada para Edimburgo e ler seu post com essas lindas fotos só me deixa mais animada... Lindas! Parabéns!

Margarida disse...

Olá Ana

Obrigado!
Indo nesta época para Edimburgo vc não vai poder ver o Tattoo!De qualquer modo, há imensas outras coisas fantásticas para ver na cidade...
Boa viagem!

AS VIAGENS DE MARGARIDA